segunda-feira, 17 de março de 2014

Entendendo a Hérnia...

Os discos vertebrais são feitos de uma substância gelatinosa e elástica, encontram-se entre as vértebras, e atuam como amortecedores afim de permitir o livre movimento, flexibilidade da coluna vertebral e manter livre de compressão os nervos que passam entre os forâmes na coluna para todos os órgãos e membros do corpo.

As causas da hérnia podem ser traumáticas (queda, acidentes automobilísticos, etc), por degeneração do disco inter vertebral (o núcleo perde sua capacidade elástica devido ressecamento ou a própria idade) ou por alterações dos vetores de força nas descargas de peso nas vértebras adjacentes (estas associadas com a degeneração). 

Segundo estudos, esses discos são indestrutíveis desde que a coluna esteja no eixo correto. Como dificilmente nos encontramos totalmente "alinhados", vai ocorrer uma sobrecarga em determinado ponto do disco, permitindo que parte do núcleo pulposo de seu interior saia, comprimindo uma ou não uma raiz nervosa ou a medula.

Os locais mais comuns de ocorrer as herniações do disco na região lombar é entre L4/L5 e L5/S1, na cervical predominantemente entre C4/C5 e C5/C6, devido estas serem vértebras hiper móveis.

Os sintomas mais frequentes que ocorrem são devido a compressão de nervos e/ou medula (ex. ciático) são dores intensas, formigamentos em pernas ou em braços, e perda de força.

O tratamento com a quiropraxia permite que a coluna seja ajustada, de forma que a sobrecarga em vértebras com hiper mobilidade seja diminuída pois haverá um "alinhamento" e uma distribuição natural da carga por toda a coluna.

Algumas mudanças no estilo de vida também serão recomendadas, como exercícios, alongamentos, mudanças na postura e emagrecimento,  para que assim seu organismo, através da inteligência inata, possa realizar a cura por conta própria, e melhorar sua qualidade de vida.

By: Amanda de Souza Neves