terça-feira, 28 de janeiro de 2014

MÉTODO MATHEUS DE SOUZA®


Não é porque sou neta, mas ele realmente foi "o cara". Me orgulho demais. 
Saiba mais sobre o método criado por ele e a grande história desse homem.

A partir de 1964, formado em Quiropraxia, Matheus de Souza iniciou a aplicação dos conceitos básicos da Quiropraxia, e com isso auxiliar a recuperação da saúde de um grande número de pessoas através de procedimentos manuais. A partir de 1967, M . Matheus de Souza adapta vários procedimentos típicos da escola americana à realidade brasileira. Essas adequações fizeram com que a maneira de atendimento e aplicação de técnicas de quiropraxia fossem lentamente se diferenciando da forma americana de atuação. Assim a Quiropraxia passou a ter um formato mais adequado à nossa cultura e costumes. Devido à impossibilidade da solicitação de exames complementares, principalmente radiológicos, premissa somente médica na época, para um diagnóstico diferencial mais preciso à aplicação da técnica, ele cria uma nova maneira de praticar a profissão, adaptando e criando metodologia de diagnose e sequências de manobras chamada de “Protocolo Básico” que faz parte do “Método Matheus de Souza” ®. A formatação deste método obedeceu a diretrizes que o transforma em ideal para a prática nos países em desenvolvimento.
O PROFISSIONAL
M. Matheus de Souza (*1940 – †2007)
Foi o primeiro cidadão brasileiro a praticar técnicas de Quiropraxia em seu próprio país, iniciando suas atividades no ano de 1964, razão pela qual é considerado “Pioneiro da Quiropraxia no Brasil”, cuja trajetória profissional foi marcada pela luta constante em superar as dificuldades do exercício da profissão, como também por buscar incansavelmente sua regulamentação.
Entre as décadas de 60 e 70, participou ativamente de encontros, congressos, simpósios, de cursos de pós-graduação na área, de revistas, rádios e televisões objetivando a divulgação da Quiropraxia.
Nestes mais de 40 anos de atividade profissional adaptou-se a realidade brasileira, tanto em nível de procedimentos, como no vocabulário. Estas adequações fizeram com que a maneira de atendimento e aplicação de técnicas quiropráxicas fosse lentamente se diferenciando da forma americana de atuação. Assim a Quiropraxia passou a ter um formato "tupiniquim", mais adequado a nossa cultura e costumes. Este modo especial de praticar a Quiropraxia passou a ter o nome de "Método Matheus de Souza ®", significando um conjunto de técnicas manuais (avaliação e terapêutica) que, uma vez apreendido, possa ser aplicado, com segurança e eficiência,  por profissionais da área de saúde.
Sua projeção cronológica pode ser visualizada no quadro a seguir:
• 1980, fundou o IBRAQUI – Instituto Brasileiro de Quiropraxia, que mantém acesa a chama dos ideais de seu fundador.
• 1988, funda ANQ – Associação Nacional de Quiropraxia, onde sempre atuou como presidente, sendo reeleito por mais 5 mandatos.
• 1992 - Participou como um dos fundadores da ABQ – Associação Brasileira de Quiropraxia, atuando como secretário geral até 1994.
• 1994 - Colaborador convidado do Ministério do Trabalho para a confecção do CBO-94 (Classificação Brasileira de Ocupações),
• 2002 - Participou como convidado na realização dos trabalhos conjuntos do Ministério do Trabalho, Universidade de São Paulo – USP e FIPE, para elaboração do CBO-2002.
• 1997 - Consultor e professor convidado, da primeira turma de alunos do Curso de Habilitação Técnica em Quiropraxia do Senac – Unidade Tiradentes em São Paulo /SP.,
•  1999 - Consultor da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo /SP, para criação de um projeto inicial destinado á implantação do Curso de Graduação em Quiropraxia.
•2004 - Funda o IMAS – Instituto Matheus de Souza, para ser a empresa líder do grupo que até hoje mantém várias atividades, entre elas, o IBRAQUI BIOSYSTEMS (loja virtual e comercialização de produtos), LIVROS IBRAQUI (editora de livros, revistas e folhetos, que possui Departamento de Artes para atendimento externo), e a Clinica Matheus de Souza – consultório de atendimento ao público em quiropraxia, atualmente sob a direção de Évora de Souza.

Estudioso e pesquisador inveterado foi autor de alguns clássicos das terapias
naturais apresentados a seguir:
•  1985 - Iniciação à Quiropatia - 1ª edição, 7ª edição 1995 e versão digital em 2005, Editora Ibraqui/SP.
•  1986 - Magnetoterapia - Ímãs para a Saúde (primeira obra a tratar do assunto em língua portuguesa) -1ª edição, 7ª edição 1996 e versão digital em 2005 - Editora Ibraqui/SP.
•  1998 - Como Enxergar Bem Sem Óculos (divulgação do Sistema Bates para recuperação natural da visão) 1ª edição– Editora Ibraqui/SP. e  2ª edição em 2006 Ibraqui-Livros–/SP.
•  1999 - Magnetoterapia - Para recuperar e manter sua saúde.  - 1ª edição – Editora Ibraqui – SP. e 2ª edição em 2005 – Ibraqui-Livros/SP.
•  2000 - Manual de Quiropraxia - Ciência, Filosofia, Arte e Profissão de curar com as mãos - 1ª edição – Editora Ibraqui/SP. e 2ª edição em 2006 – Ibraqui-Livros/SP.
• 1989 - Ainda foi autor dos capítulos: “Quiropatia” e “Magnetoterapia”, do livro “Medicinas Alternativas” – organizado por Paulo Eiró Gonsalves, editado pela Editora Ibrasa/SP.
M. Matheus de Souza será sempre lembrado na história e surgimento da Quiropraxia no cenário brasileiro, e hoje em continuidade ao seu legado, sua filha Évora de Souza e neta Amanda de Souza Neves, bem como vários colaboradores, continuam mantendo todas as propostas e o trabalho de seu fundador, alicerçando o IBRAQUI como o primeiro Instituto Brasileiro de Quiropraxia do país.



O QUE É QUIROPRAXIA?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular e com um enfoque particular nas subluxações.
Complexo de Subluxação
Segundo o CID -10 M99.1 (Código Internacional de Doenças), “complexo de subluxação é uma relação aberrante entre duas estruturas articulares adjacentes que pode ter sequelas funcionais ou patológicas, causando uma alteração nas reflexões neurofisiológicas e/ou biomecânicas destas estruturas articulares, e/ou outros sistemas corpóreos que podem ser diretamente ou indiretamente afetados por estas estruturas."
A Quiropraxia baseia-se no fato de que o corpo é um organismo com características auto-reguladoras e auto-curadoras. Estas funções importantes são controladas pelo cérebro e por todos os nervos do corpo que passam pela coluna vertebral. Os ossos do crânio protegem os tecidos delicados do cérebro. Os ossos móveis da coluna protegem as trilhas de comunicação da medula espinhal e suas raízes nervosas que saem em todas as direções. Se a comunicação do sistema nervoso sofrer algum tipo de “interferência” ou "irritação" por um mau posicionamento ou movimento inadequado dos ossos, ele pode causar o mau funcionamento dos tecidos e órgãos por todo o corpo. Os Quiropraxistas chamam isso de Complexo de Subluxação .
A manipulação articular promove o ajuste Quiropráxico que tem por objetivo remover o complexo de subluxação e devolver a normalidade possível ao organismo. Assim ao retirar o que está causando a interferência ou irritação nervosa, aumenta o movimento, melhora a circulação, reduz o inchaço e a dor. Uma coluna vertebral saudável, bem alinhada e movendo-se por toda a faixa de movimento permite que o sistema nervoso funcione apropriadamente e o corpo volta a ser capaz de exercer sua fisiologia natural para curar-se.
Quiropraxia é a ciência, arte e filosofia que se preocupa com a saúde plena, restabelecendo e mantendo o sistema nervoso livre de interferências e funcionando apropriadamente, sem o uso de medicamentos ou cirurgia.



A HISTÓRIA DA QUIROPRAXIA


O fundador da moderna Quiropraxia foi Daniel David Palmer , que nasceu em Port Perry , Ontário, Canadá, em 7 de março de 1845. Em 1865, Palmer foi para os EUA.

Começou a praticar em Burlington, Iowa em 1887, e mais tarde seguiu para Davenport, onde montou seu gabinete num edifício que se assemelhava a um pequeno hospital. Foi nesse local que ele fez a descoberta que mudou a história da arte da cura.

O primeiro ajuste quiropráxico registrado foi realizado em 18 de setembro de 1895.
Harvey Lillard, o servente do edifício onde Palmer tinha seu gabinete contava que, há 17 anos, ao fazer um esforço ouviu um estalido em suas costas e, a partir de então passou a apresentar uma deficiência auditiva. Palmer ao examiná-lo descobriu uma saliência em sua coluna e, suspeitou que uma vértebra poderia estar “fora de alinhamento.” Com uma admitida não-refinada técnica, Palmer ajustou a vértebra com um empurrão firme produzindo um forte estalido. Lillard ficou excitado ao perceber que conseguia ouvir alguns sons que vinham da rua. Depois de algumas sessões, muito da audição de Lillard estava restaurada. Nascia assim a Quiropraxia ( Chiropractic ).

O que fez essa manipulação diferente das manipulações grosseiras do passado foi o entendimento das implicações globais desse método, como uma distinta arte de cura; um novo sistema de promoção da saúde estava criado.

Esse dramático início causou em Palmer muito excitamento que pensou ter descoberto a cura da surdez. Esta e outras histórias “milagrosas” tornaram-se comuns. Assim as controvérsias que cercam a Quiropraxia começaram. É razoável supor que muitos quiropraxistas e seus pacientes acreditassem realmente que suas doenças haviam sido “curadas”, mas em muitos casos o problema era somente um erro no diagnóstico inicial. O clínico formulava o diagnóstico de que o paciente tinha um problema cardíaco, quando, na verdade, a dor no peito era resultado de uma dor intercostal, não um problema cardíaco.

A um dos pacientes do Dr. Palmer, um ministro religioso e professor de grego, é creditada a criação do nome para esta nova ciência. Ele usou as palavras gregas “ cheiros” ( mãos) e “ praktos” ( feito por), juntou-as para criar “ Chiropractic ” (a profissão) significando “ feito pelas mãos ”, e “ Chiropractor ” (o profissional), que significa “ quem faz com as mãos ”.

D.D. Palmer fundou o Palmer School em Davenport, Iowa, que se transformaria em uma das maiores faculdades de Quiropraxia dos Estados Unidos.

Ele foi auxiliado por seu filho Bartlett Joshua Palmer , cujo envolvimento salvou a escola, tanto financeiramente quanto sua reputação.
B.J. Palmer construiu uma instituição proeminente, e contribuiu decisivamente para a aceitação da Quiropraxia pelo público e pelos legisladores. A Quiropraxia cresceria em popularidade nos próximos cinqüenta anos, graças ao seu estilo incansável.
B.J. Palmer foi proprietário de várias estações de rádio. Sua primeira estação foi a WOC (Wonders of Chiropractic) e, depois, comprou a WHO (With Hands Only) em Des Moines em 1928.
Diferentemente do estilo agressivo de seu pai, na promoção da profissão, B.J. Palmer usou a política para lentamente introduzir sua técnica “dentro” do sistema. Seus pacientes incluíram Presidentes americanos e grandes executivos de todo o mundo. Harry Houdini, Herbert Hoover, Jack Dempsey, Harry Truman e Ronald Reagan foram alguns dos convidados em sua casa. B.J.
Palmer morreu em 1961, não antes de ver a Quiropraxia transformar-se no maior sistema de cuidado da saúde não-medicamentoso nos EUA.
A Palmer College cresceu de 15 estudantes em 1902, sua primeira turma de graduados, para 3.100 em 1923. Em 1906, Palmer graduou o Dr. M.M. Stone que construiu sua própria escola, a Texas College of Chiropractic, em San Antonio. Hoje , existem mais de 25 instituições ensinando a Quiropraxia, em todo o mundo, a mais de 10.000 estudantes. Se não fosse o esforço do Dr. B.J. Palmer, a Quiropraxia, como profissão, não teria sobrevivido aos ataques da comunidade médica da época. No início, os estudantes graduados deixavam a Palmer College e abriam seus consultórios sem uma licença. Como resultado D.D. Palmer e muitos outros quiropraxistas foram acusados de praticar medicina sem licença. Em 1906, Palmer ficou 23 dias preso, além de ter que pagar 350 dólares de fiança. Um ano mais tarde, um dos estudantes da Palmer College, Dr. Shegataro Morikubo, foi preso pelo mesmo motivo, em Wisconsin. A decisão da corte foi histórica: para o juiz e jurados, o Dr. Morikubo não estava praticando “medicina”, mas sim uma nova forma de promoção da saúde, a Quiropraxia.

Em 1913, o Kansas torna-se o primeiro estado a licenciar quiropraxistas. Em 1927, a Quiropraxia estava licenciada em 39 estados americanos.

Em 1941, o Dr. John Nugent, diretor de educação da ACA (Associação Nacional de Quiropraxia Americana), estabeleceu o primeiro critério de regulamentação para as escolas de Quiropraxia. Como efeito ocorre uma grande aceitação da Quiropraxia ao longo dos anos seguintes isso se deveu a uma melhor qualidade da educação e ao desenvolvimento da tecnologia diagnóstica.

Já em 1944 o plano governamental chamado G.I.Bill , permitiu aos soldados americanos, que voltavam da Segunda Guerra Mundial, obter benefícios para estudar Quiropraxia, favorecendo o crescimento das escolas de Quiropraxia nos Estados Unidos. Dr. David Palmer , filho de B.J. Palmer, tornou-se o presidente da Palmer College depois da morte de seu pai, em 1961. Promoveu mudanças na forma de ensino da Quiropraxia convertendo a faculdade em uma instituição sem fins lucrativos. Dr. David morreu em 1978. Hoje estima-se que existam 65.000 Doutores em Quiropraxia (D.C. - Doctors of Chiropractic) nos Estados Unidos, fazendo da Quiropraxia o segundo maior segmento, dentre as três principais artes de cura: medicina, Quiropraxia e osteopatia, e de longe, a maior dentre todas as terapias naturais.