terça-feira, 28 de janeiro de 2014

MÉTODO MATHEUS DE SOUZA®


Não é porque sou neta, mas ele realmente foi "o cara". Me orgulho demais. 
Saiba mais sobre o método criado por ele e a grande história desse homem.

A partir de 1964, formado em Quiropraxia, Matheus de Souza iniciou a aplicação dos conceitos básicos da Quiropraxia, e com isso auxiliar a recuperação da saúde de um grande número de pessoas através de procedimentos manuais. A partir de 1967, M . Matheus de Souza adapta vários procedimentos típicos da escola americana à realidade brasileira. Essas adequações fizeram com que a maneira de atendimento e aplicação de técnicas de quiropraxia fossem lentamente se diferenciando da forma americana de atuação. Assim a Quiropraxia passou a ter um formato mais adequado à nossa cultura e costumes. Devido à impossibilidade da solicitação de exames complementares, principalmente radiológicos, premissa somente médica na época, para um diagnóstico diferencial mais preciso à aplicação da técnica, ele cria uma nova maneira de praticar a profissão, adaptando e criando metodologia de diagnose e sequências de manobras chamada de “Protocolo Básico” que faz parte do “Método Matheus de Souza” ®. A formatação deste método obedeceu a diretrizes que o transforma em ideal para a prática nos países em desenvolvimento.
O PROFISSIONAL
M. Matheus de Souza (*1940 – †2007)
Foi o primeiro cidadão brasileiro a praticar técnicas de Quiropraxia em seu próprio país, iniciando suas atividades no ano de 1964, razão pela qual é considerado “Pioneiro da Quiropraxia no Brasil”, cuja trajetória profissional foi marcada pela luta constante em superar as dificuldades do exercício da profissão, como também por buscar incansavelmente sua regulamentação.
Entre as décadas de 60 e 70, participou ativamente de encontros, congressos, simpósios, de cursos de pós-graduação na área, de revistas, rádios e televisões objetivando a divulgação da Quiropraxia.
Nestes mais de 40 anos de atividade profissional adaptou-se a realidade brasileira, tanto em nível de procedimentos, como no vocabulário. Estas adequações fizeram com que a maneira de atendimento e aplicação de técnicas quiropráxicas fosse lentamente se diferenciando da forma americana de atuação. Assim a Quiropraxia passou a ter um formato "tupiniquim", mais adequado a nossa cultura e costumes. Este modo especial de praticar a Quiropraxia passou a ter o nome de "Método Matheus de Souza ®", significando um conjunto de técnicas manuais (avaliação e terapêutica) que, uma vez apreendido, possa ser aplicado, com segurança e eficiência,  por profissionais da área de saúde.
Sua projeção cronológica pode ser visualizada no quadro a seguir:
• 1980, fundou o IBRAQUI – Instituto Brasileiro de Quiropraxia, que mantém acesa a chama dos ideais de seu fundador.
• 1988, funda ANQ – Associação Nacional de Quiropraxia, onde sempre atuou como presidente, sendo reeleito por mais 5 mandatos.
• 1992 - Participou como um dos fundadores da ABQ – Associação Brasileira de Quiropraxia, atuando como secretário geral até 1994.
• 1994 - Colaborador convidado do Ministério do Trabalho para a confecção do CBO-94 (Classificação Brasileira de Ocupações),
• 2002 - Participou como convidado na realização dos trabalhos conjuntos do Ministério do Trabalho, Universidade de São Paulo – USP e FIPE, para elaboração do CBO-2002.
• 1997 - Consultor e professor convidado, da primeira turma de alunos do Curso de Habilitação Técnica em Quiropraxia do Senac – Unidade Tiradentes em São Paulo /SP.,
•  1999 - Consultor da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo /SP, para criação de um projeto inicial destinado á implantação do Curso de Graduação em Quiropraxia.
•2004 - Funda o IMAS – Instituto Matheus de Souza, para ser a empresa líder do grupo que até hoje mantém várias atividades, entre elas, o IBRAQUI BIOSYSTEMS (loja virtual e comercialização de produtos), LIVROS IBRAQUI (editora de livros, revistas e folhetos, que possui Departamento de Artes para atendimento externo), e a Clinica Matheus de Souza – consultório de atendimento ao público em quiropraxia, atualmente sob a direção de Évora de Souza.

Estudioso e pesquisador inveterado foi autor de alguns clássicos das terapias
naturais apresentados a seguir:
•  1985 - Iniciação à Quiropatia - 1ª edição, 7ª edição 1995 e versão digital em 2005, Editora Ibraqui/SP.
•  1986 - Magnetoterapia - Ímãs para a Saúde (primeira obra a tratar do assunto em língua portuguesa) -1ª edição, 7ª edição 1996 e versão digital em 2005 - Editora Ibraqui/SP.
•  1998 - Como Enxergar Bem Sem Óculos (divulgação do Sistema Bates para recuperação natural da visão) 1ª edição– Editora Ibraqui/SP. e  2ª edição em 2006 Ibraqui-Livros–/SP.
•  1999 - Magnetoterapia - Para recuperar e manter sua saúde.  - 1ª edição – Editora Ibraqui – SP. e 2ª edição em 2005 – Ibraqui-Livros/SP.
•  2000 - Manual de Quiropraxia - Ciência, Filosofia, Arte e Profissão de curar com as mãos - 1ª edição – Editora Ibraqui/SP. e 2ª edição em 2006 – Ibraqui-Livros/SP.
• 1989 - Ainda foi autor dos capítulos: “Quiropatia” e “Magnetoterapia”, do livro “Medicinas Alternativas” – organizado por Paulo Eiró Gonsalves, editado pela Editora Ibrasa/SP.
M. Matheus de Souza será sempre lembrado na história e surgimento da Quiropraxia no cenário brasileiro, e hoje em continuidade ao seu legado, sua filha Évora de Souza e neta Amanda de Souza Neves, bem como vários colaboradores, continuam mantendo todas as propostas e o trabalho de seu fundador, alicerçando o IBRAQUI como o primeiro Instituto Brasileiro de Quiropraxia do país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário