segunda-feira, 16 de novembro de 2015

INTELIGÊNCIA INATA

Desde a formação do embrião, quando ocorre a união do espermatozoide com o óvulo, a inteligência inata está agindo. Logo nas primeiras divisões, no desenvolvimento celular,  na construção e manutenção de um novo ser humano, a Inteligência Inata está ali. Ela acontece do principio ao fim, desde o momento da  concepção até a nossa última respiração.

Um dos primeiros órgão a se desenvolver e o cérebro, onde todas as funções e atividades são coordenadas desdes os primeiros momentos de vida ate o último suspiro.

Neste exato momento milhares de funções estão sendo realizadas dentro do seu corpo. Seus batimentos cardíacos, respiração, regulação de temperatura, sistema imunológico, fome, sede, sono, dor, inflamações e tensões, tudo isso esta ligado a um sistema tão complexo, que máquina nenhuma criada pelo homem é capaz de realizar.

Por exemplo quando alguma bactéria, vírus, fungos ou protozoários invadem nosso corpo o sistema de defesa é acionado, logo começamos a apresentar sintomas como a elevação da temperatura corpórea ( a febre que nada mais é que um tentativa do nosso corpo de eliminar o agente causador,pois a maioria dos microorganismos não resiste ao calor). Alem da febre, nosso corpo começa a doer e dar sinais de cansaço, e a vontade é de ficar só deitado, se analisarmos melhor esse sintomas, podemos considerar isso como um pedido de repouso para que o corpo possa guardar e usar a energia  para tentar eliminar a ameaça e se recuperar. 

Outro exemplo são as feridas e fraturas que se recuperam apenas com o repouso daquele determinado local. Ou também quando ingerimos algo estragado, nosso organismo responde rapidamente, provocando vômitos e diarreia, na tentativa de expulsar o que pra ele é uma ameaça, por esse motivo não devemos buscar alternativas para inibir esse processo, a longo prazo o resultado pode ser bem pior.

Essa mesma inteligência causa a contração dos tecidos e a dor. A dor e sinal precioso de comunicação, ela é capaz de ativar diversas áreas do nosso cérebro, inclusive  as responsáveis pelo sono, pelo humor, pelos movimentos. Faz com que o incomodo nos atrapalhe tanto, a ponto de precisar de ajuda para resolver de alguma forma.

Mas para que essa inteligencia consiga trabalhar em prol do nosso bem estar é necessário que o caminho por onde passam essas informações estejam  livres. E o principal canal de comunicação entre o cérebro e o tecido é a medula espinhal que se encontra dentro da coluna. É através dela que todos os sinais serão enviados e recebidos, logo, se houver algum bloqueio (subluxação) essa mensagem pode chegar errada ou mesmo não chegar. Com isso seu corpo passa a ter dificuldades para funcionar de maneira equilibrada. Dai por diante começam os sintomas de irritabilidade, insonia, aumento de peso ( se alimenta mais devido a dor que gera ansiedade e se exercita menos devido dor), dificuldade de concentração, entre outros sentimentos que a maioria dos pacientes relatam em consultório. 

A quiropraxia, com apenas alguns ajustes permitirá novamente o equilíbrio (homeostase), removendo a causa das interferências entre o sistema nervoso periférico e central.
Por isso nós quiropraxistas buscamos orientar os pacientes que não basta apenas ir nos momentos de crise de dor para alívio. É necessário tratar adequadamente, comparecendo nas consultas agendadas mesmo que já esteja sem dor,  prevenir novas lesões fazendo sessões preventivas, não realizar auto-medicação devido ao  risco de reações adversas como úlceras gastroesofágicas,  intoxicação hepática, falência renal, entre outras complicações graves, e também adotando hábitos de vida saudáveis, ingerindo menos industrializados, evitando uso de álcool, cigarro e outras substancias, preferir alimentos naturais, realizar atividades físicas (orientadas por profissionais de acordo com idade e problemas de saúde).

Agora você, que com certeza já tomou alguma medicação por conta própria, vai preferir ouvir os sinais que seu corpo envia como um pedido de socorro, e procurar um quiropraxista ou vai novamente mascarar os sintomas enganando sua inteligencia inata, que só quer te ajudar...
















quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Quiropraxia na infância

Sabemos que o sistema nervoso é responsável pelo funcionamento de todos os órgãos do corpo, logo, uma vértebra desalinhada pode causar inúmeras interferências nesse sistema, dificultando a homeostase, que nada mais é do que o equilíbrio do corpo. 

Esse desequilíbrio prejudicará o sistema imune, favorecendo infecções recorrentes. Em cerca de 90% dos casos o tratamento quiroprático melhora até mesmo a incidência de cólicas que podem estar associadas a subluxações. 


O bebê pode tanto no parto normal quanto na cesariana sofrer algumas alterações articulares. quando a criança começa a dar os primeiros passinho sofre quedas, que a principio parecem inofensivas, porém com o tempo, podem desenvolver fixações que levarão a condições permanentes. 



Esses pequenos antes mesmo de aprenderem a falar já manipulam Smartfones e tablets, dependendo do tempo de permanência e posicionamento da coluna, podem precocemente vir a desenvolver algumas disfunções. 


Na idade escolar começam as mochilas com excesso de peso que também favorecerão as disfunções como a escoliose e a hipercifose. Na adolescência o crescimento repentino e mesmo o aparecimento dos seios podem causar uma mudança postural favorecendo uma postura inadequada. 

A melhor fase para prevenir futuros problemas é na infância e adolescência. Nunca é tarde, porém, quanto antes melhor.  

Os ajustes são diferentes dependendo da idade. Nos bebês e crianças são toques sutis, com pouca energia (força) e bem específicos. 

Se seu filho já reclama de dores ou fica tentando "esticar" o pescoço não perca tempo! Quiropraxia é para todas as idades!! 

Pela saúde de seu pequeno, faça uma consulta com um quiropraxista. No futuro ele agradecerá! ;)



sexta-feira, 3 de julho de 2015

Quiropraxia gera economia


A Associação Americana de Quiropraxia (ACA) realizou uma pesquisa que contou com a participação de 85.000 beneficiários de um plano de saúde nos EUA.  A dor lombar, atualmente é considerado um  problema de saúde pública. Estima-se que mais de 85% dos norte-americanos sentem dor na coluna em algum momento da vida.  A consequência desse problema se reflete não só na redução da produtividade dos trabalhadores, que acabam faltando devido as crises agudas, mas também nos gastos anuais de cerca de 50 bilhões de dólares com tratamentos de saúde, incluindo medicações, exames e consultas emergenciais – fazendo do tratamento da lombalgia um dos 10 mais caros nos EUA. Nesse estudo os beneficiários tiveram acesso livre a médicos e quiropraxistas, sem limite de consultas e sem diferenças nos custos aos pacientes. Os pesquisadores estimam que haveria uma economia anual de 2,3 milhões de dólares se o atendimento inicial com Quiropraxia fosse liberado pelo plano de saúde em casos de lombalgia.  O estudo concluiu que a Quiropraxia gera uma economia de 40% nas despesas com tratamento para dor lombar em comparação às despesas do tratamento médico. 
No Brasil as pesquisas estão ainda caminhando, mas a estimativa é de 80% dos adultos em idade produtiva tem dores na coluna em algum momento da vida, boa parte dessas pessoas devido a correria do dia-dia e facilidade de acesso as farmácias, optam pela automedicação, à procurar uma avaliação e tratamento especializado. O uso de medicações sem orientação médica pode causar diversos danos a saúde, além de mascarar problemas mais sérios.  E quando as medicações não fazem mais efeito, causam reações adversas, ou mesmo quando o problema da coluna já esta complicado procuram um especialista e as vezes já é tarde demais, tornando-se um caso crônico, demandando de exames caros,  medicações de alto custo e muitas vezes a única solução é a cirurgia.
Um tratamento adequado diminui a frequência e a intensidade das crises em pelo menos 90% dos casos, melhorando o desempenho do trabalhador em suas funções e diminuindo o absenteísmo nas empresas. A quiropraxia trata de maneira natural, rápida e indolor.
Agende uma consulta com um quiropraxista o quanto antes e cuide da saúde. ;)