segunda-feira, 16 de novembro de 2015

INTELIGÊNCIA INATA

Desde a formação do embrião, quando ocorre a união do espermatozoide com o óvulo, a inteligência inata está agindo. Logo nas primeiras divisões, no desenvolvimento celular,  na construção e manutenção de um novo ser humano, a Inteligência Inata está ali. Ela acontece do principio ao fim, desde o momento da  concepção até a nossa última respiração.

Um dos primeiros órgão a se desenvolver e o cérebro, onde todas as funções e atividades são coordenadas desdes os primeiros momentos de vida ate o último suspiro.

Neste exato momento milhares de funções estão sendo realizadas dentro do seu corpo. Seus batimentos cardíacos, respiração, regulação de temperatura, sistema imunológico, fome, sede, sono, dor, inflamações e tensões, tudo isso esta ligado a um sistema tão complexo, que máquina nenhuma criada pelo homem é capaz de realizar.

Por exemplo quando alguma bactéria, vírus, fungos ou protozoários invadem nosso corpo o sistema de defesa é acionado, logo começamos a apresentar sintomas como a elevação da temperatura corpórea ( a febre que nada mais é que um tentativa do nosso corpo de eliminar o agente causador,pois a maioria dos microorganismos não resiste ao calor). Alem da febre, nosso corpo começa a doer e dar sinais de cansaço, e a vontade é de ficar só deitado, se analisarmos melhor esse sintomas, podemos considerar isso como um pedido de repouso para que o corpo possa guardar e usar a energia  para tentar eliminar a ameaça e se recuperar. 

Outro exemplo são as feridas e fraturas que se recuperam apenas com o repouso daquele determinado local. Ou também quando ingerimos algo estragado, nosso organismo responde rapidamente, provocando vômitos e diarreia, na tentativa de expulsar o que pra ele é uma ameaça, por esse motivo não devemos buscar alternativas para inibir esse processo, a longo prazo o resultado pode ser bem pior.

Essa mesma inteligência causa a contração dos tecidos e a dor. A dor e sinal precioso de comunicação, ela é capaz de ativar diversas áreas do nosso cérebro, inclusive  as responsáveis pelo sono, pelo humor, pelos movimentos. Faz com que o incomodo nos atrapalhe tanto, a ponto de precisar de ajuda para resolver de alguma forma.

Mas para que essa inteligencia consiga trabalhar em prol do nosso bem estar é necessário que o caminho por onde passam essas informações estejam  livres. E o principal canal de comunicação entre o cérebro e o tecido é a medula espinhal que se encontra dentro da coluna. É através dela que todos os sinais serão enviados e recebidos, logo, se houver algum bloqueio (subluxação) essa mensagem pode chegar errada ou mesmo não chegar. Com isso seu corpo passa a ter dificuldades para funcionar de maneira equilibrada. Dai por diante começam os sintomas de irritabilidade, insonia, aumento de peso ( se alimenta mais devido a dor que gera ansiedade e se exercita menos devido dor), dificuldade de concentração, entre outros sentimentos que a maioria dos pacientes relatam em consultório. 

A quiropraxia, com apenas alguns ajustes permitirá novamente o equilíbrio (homeostase), removendo a causa das interferências entre o sistema nervoso periférico e central.
Por isso nós quiropraxistas buscamos orientar os pacientes que não basta apenas ir nos momentos de crise de dor para alívio. É necessário tratar adequadamente, comparecendo nas consultas agendadas mesmo que já esteja sem dor,  prevenir novas lesões fazendo sessões preventivas, não realizar auto-medicação devido ao  risco de reações adversas como úlceras gastroesofágicas,  intoxicação hepática, falência renal, entre outras complicações graves, e também adotando hábitos de vida saudáveis, ingerindo menos industrializados, evitando uso de álcool, cigarro e outras substancias, preferir alimentos naturais, realizar atividades físicas (orientadas por profissionais de acordo com idade e problemas de saúde).

Agora você, que com certeza já tomou alguma medicação por conta própria, vai preferir ouvir os sinais que seu corpo envia como um pedido de socorro, e procurar um quiropraxista ou vai novamente mascarar os sintomas enganando sua inteligencia inata, que só quer te ajudar...
















Nenhum comentário:

Postar um comentário